segunda-feira, 15 de março de 2010

Rapidinha: Nova era dos livros

Aeroporto fechado é um convite para passear pelos corredores da La Selva para fazer um panorama dos assuntos da semana apenas observando as capas das revistas. Ontem, minha conclusão foi de que na semana passada (e essa também) o assunto da vez é o tal do I-pad.
Confesso que me dá uma enooorme preguiça em sair correndo para descobrir qual foi o último lançamento da Apple e por isso só fico vendo os burburinhos, esperando os amigos mais antenados trazerem a notícia para a mesa de bar (rsss).
Mas, a conclusão mais óbvia que se tira disso é que os nossos queridos livros vão ter que se reinventar, né? Com o Kindle e o super-mega-ultra-poderoso I-pad, a cultura da leitura em folhas impressas de celulose virará um ato excêntrico, ou de pessoas tradicionalistas. Para continuarem vivos, os livros terão que proporcionar uma experiência fora do comum, incapaz de ser substituída por bits e pixels (ainda).
Mas, rapidinho, rapidinho, não resisti de pensar nas "outras" novas funções dos livros. Uma delas é virar instalação e matéria prima para obras de arte, como mostram as ótimas esculturas de Robert The, em sua série "Book Works".
Fiquei sabendo desse artista, através do ótimo blog Bem Legaus .

2 comentários:

  1. a vantagem da "e-biblioteca" é poder levar vários livrinhos para uma viagem, por ex, sem peso. e, claro, poder ler vários livros com custo menor e ainda não ocupar prateleiras com os fast-best-sellers...

    ResponderExcluir
  2. sim, sim cribs!!
    mas me deu uma dor no meu coraçãozinho qdo eu vi a capa da época negócios com o ipad numa estante vazia. De um minimalismo cortante.
    Sou totalmente a favor de livros mais baratos e poder levar os favoritos numa viagem...mas um dos meus hobbies é guardar coisas dentro de livros, de folhas e flores a retratos, poemas e qq coisa que eu ache que deva ser furtivamente guardada por muito tempo. Com o Kindle eu terei que tirar uma foto e inserir dentro das páginas! kkkk

    ResponderExcluir