sábado, 13 de março de 2010

Fator surpresa 3

A Flávia deu início à discussão e eu vou continuar com a bola no ar. Sobre o ALEATÓRIO que, também concordo, é um tema atual, acabei lembrando que o Baudrillard coloca o conceito como uma das senhas para se acessar a contemporaneidade. Aliás, o livro Senhas é super interessante, e ele descreve rapidamente quinze senhas ou palavras-chave que nos permitem compreender um pouco mais o mundo em que vivemos.
Para Baudrillard, o aleatório está associado ao fractal e ao catastrófico, onde os referenciais desaparecem. Na verdade, ele descreve o nosso tempo como um tempo aleatório, onde o sujeito e o objeto não se encontram mais definidos, isso porque nosso pensamento tornou-se também aleatório, emitindo apenas hipóteses e nenhuma verdade. A pergunta que ele coloca é: o que nós podemos chamar de “acontecimento” no meio de um desenvolvimento caótico “com causas e condições iniciais mínimas, infinitesimais e efeitos prodigiosos de nível mundial”?

Sobre o fractal, Baudrillard se prende apenas à idéia de “reprodução indefinida de uma mesma microforma” ou fórmula, linkando-a ao fenômeno de massa, através de dimensões fractais, virtuais e viróticas. Ele ainda chama atenção para o indivíduo que, neste momento, também teria uma integridade problematicamente fractal, ou seja, repetida indefinidamente pela clonagem, talvez ainda não geneticamente, mas já do ponto de vista mental e cultural.
Para Baudrillard, a razão cedeu diante de um processo incontrolável e aleatório, e o real, o sentido e a verdade viraram exceção ou, como ele diz, um mistério. Para terminar e continuar com o jogo, deixo a pergunta feita por ele: como esse efeito de verdade e de real pode surgir e durar, por menos tempo que seja, “se eles próprios estão em vias de desaparecer?”
Ah! Para quem ficou curioso, as outras "senhas" são: o objeto, o valor, a troca simbólica, a sedução, o obsceno, a transparência do mal, o virtual, o caos, o fim, o crime perfeito, o destino, a troca impossível, a dualidade e o pensamento.
Mas o melhor mesmo é ler o livro!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário