segunda-feira, 8 de março de 2010

Fator Supresa 2

Diante de tantos sinais sobre o mesmo assunto em menos de uma mês, decidi colocar uma palavrinha chave no meu moodboard para o ano de 2010: ALEATÓRIO.
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa essa palavra quer dizer:
aleatório
adj.
adj.
1. Que depende de acontecimento incerto.
2. Sujeito às incertezas do acaso.
3. Diz-se duma grandeza que pode tomar um certo número de valores, a cada um dos quais se liga uma probabilidade.

Seguindo a linha de video-chats aletórios que mencionei no último post, venho mostrar mais dois exemplos desse interesse em supreender-se com o inesperado. O primeiro é o Mystery Google, que entrou e acho que ja saiu do ar por razões legais. Nesse site o internauta digitava uma palavra para pesquisa e o resultado que recebia era, na verdade, a busca feita pela pessoa antes dele. Não consegui entrar e testar, mas creio que deve ser no mínimo, divertido.

Agora, acabo de ver no PFSK, uma nota falando da "camêra cega"- uma máquina digital sem lente que capta o sinal da última foto baixada na web no mesmo segundo em que fotógrafo tirou a foto. Segundo seu criador, o artista alemão, Sascha Pohflepp, esse projeto é focado na importância da noção de momento e no montante de informações que são divididas quando uma foto é tirada. "É possível encontrar uma foto na internet que foi tirada exatamente em quase todos segundos desde 2004. Para cada foto que eu crio uma memória e uma conexão emocional, eu também posso ver o momento de outras pessoas. Posso ver o que aconteceu em outra parte do mundo enquanto eu estava fazendo o que eu me lembro quando eu via a imagem.
Nesse sentido, as camêras se transformaram em botões de networks que criam um link entre duas pessoas através do simples fato de que elas estavam fazendo a mesma coisa simultâneamente: pressionando um botão. As camêras criam um traço visual disso, com o tempo como referência", explica Pohflepp.
Note que a questão do aleatório está diretamente ligado a enorme curiosidade que sentimos de saber o que outras pessoas estão fazendo, a mesma curiosidade que sentimos ao dar uma "espiadinha" nos realities shows que pipocam pela TV e web.
Juntando o quebra-cabeça e colocando no forno pra refletir. Alguem se atreve a comentar? Vamos inaugurar os comments!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário