terça-feira, 2 de março de 2010

Fazendeiros Urbanos

Na Europa, Japão e EUA, ja existem vários sinais de que a jardinagem está voltando para dentro das casas, ou melhor, das janelas e varandinhas, playgrounds e tetos de prédios. As causas desse movimento são variadas, mas vale lembrar na árvore de valores da manutenção do bem-estar, está o consumo de alimentos sem agrotóxicos e produzidos de maneira orgânica. Junte isso ao valor elevado dos produtos orgânicos, a vontade de voltar a mexer com a terra (vontade de experimentar coisas muito reais em antagonia ao virtual), e todo blá, blá, blá eco-living que vivemos hoje. A conjunção desses fatos resulta no aumento constante da atuação/formação dos fazendeiros urbanos.
Enquanto nos EUA essa tendência ja é abraçada pela indústria de alimentos como a Triscuit, que acaba de lançar uma enorme campanha de incentivando o plantio domésticoem suas embalagens, aqui no Brasil, essa tendência ja pode ser vista em anúncios imobiliários como o Mais São Cristovão, um conjunto residencial que será construído na zona norte do Rio de Janeiro, e que tem um "pomar e horta" como um dos chamarizes dentre os muitos serviços prometidos no imóvel.
Essa semana mesmo, vi um post no blog Ville Chamonix, sobre a compostagem caseira para gerar adubo para os nossos jardins. Esse blog, focado na rotina e nas idéias de Camille Chamone sobre seu canil, sustenta valores típicos ao da vida-verde e ao retorno aos alimentos naturais, como a dieta BARF (bone and raw food) a qual os cães são alimentados com ossos e alimentos, em sua maioria, crús.
Até mesmo o queridinho, bonitinho e charmossísimo Jamie Oliver, o pop chef exibido no canal GNT que vende milhares de livros pelo mundo, criou um program especial destacando suas hortinhas. Infelizmente, Jamie gerou o desejo por alimentos naturais vindo dessas fofa hortinhas, mas, o pulo do gato (na minha opinião) seria se essas hortinhas fossem cultivadas dentro de casa, de preferência um apê bem pequeno no centro de Londres. As do Jamie eram plantadas numa linda horta ao ar livre, com um fogão ao ar livre num casa de campo.
Aliás, não me impressionarei se o próximo must da Ana Maria Braga for um quadro sobre plantio doméstico. Aguardo feliz, enquanto luto com o pézinho de tomilho que teima em morrer no meu canteiro. :(
ps. a imagem acima é do folder virtual do Mais São Cristovão

Nenhum comentário:

Postar um comentário