quinta-feira, 4 de março de 2010

O Fator Surpresa


Algum de vocês ja teve contato com o Chat Roulette?
Como tudo nesse mundo virtual, esse site se propagou de maneira viral e se transformou no último assunto do Facebook, Twitter, etc. Mas o que é? Como o próprio nome ja diz, o Chat Roulette é um programa que permite com que várias pessoas conversem através de video-chats, no entanto, a grande sacada é que você não consegue escolher o tipo de pessoa com quem você quer trocar idéias, como numa roleta russa, você clica em PLAY e vários tipos (dos mais estranhos, diga-se de passagem) vão surgindo na sua tela e você pode dar início a conversa (caso te interesse) ou pode partir para próxima pessoa e clicar em NEXT, para que o programa aleatoriamente o coloque frente a frente virtualmente com outra pessoa. Aliás, o ato de passar para outra pessoa ja ganhou até verbo em inglês: to next someone, conjugando: I nexted him, You nexted me, We nexted them, She nexted that other person, e por aí vai. Se esse site virar moda no Brasil, esse verbo será carinhosamente aportuguesado para "nextei",ou "nextear" ---> ei, Nextel, olha a oportunidade de marketing nessa similaridade de palavras! rsss
Minha experiência no Chat Roulette tem sido ainda tímida, mas é fascinante passear pela rede vendo os rostos curiosos (sem contar os 15% de pervertidos que mostram muito mais que o rosto) atrás de outras pessoas e friamente "nextear" quem não seja de seu interesse visual primário. Segundo Casey Neistat, quem fez o super explicativo video acima, demora menos de 3 segundos para uma pessoa decidir se você é interessante ou não e te nextear (e vice-versa).
O chat é uma coisa antiga, eu mesma, lembro que ficava hoooras no IRC chateando e paquerando sem nunca ter encontrado ninguem do virtual na vida real. Contudo, o Chat Roulette amplia essa experiência e é interessante perceber que a barreira do teclado, que também funcionava como uma muralha de segurança num primeiro momento, hoje foi transposta pelo vídeo e muitas pessoas não tem o menor pudor de colocar seu rostinho no vídeo para chatear, nextear e ser nexteado.
A era dos realities-tudo diluiu essas fronteiras e hoje, apesar das carapuças existirem (e sempre existirão pois no Chat Roulette posso mentir dizendo que sou qualquer outra pessoa) elas estão mais reais. Não são avatares, mas gente de carne e osso mesmo que estão ali, avaliando e sendo avaliado. Algo para se refletir.
Coincidentemente, eu acabo de saber que o celular com plataforma Androide (eu tenho! rss) ja possui um aplicativo para reconhecimento de rostos em imagens de video. Batizado de Recognizr, esse aplicativo será útil por um lado e extremamente perigoso por outro. Por exemplo, vai que eu estou no Chat Roulette e do outro lado da linha está uma pessoa com péssimas intenções. Ele usa esse aplicativo ao ver a minha face no video e TCHUM, aos poucos vão surgindo informações sobre quem eu sou, outros videos que contenham a minha face no You Tube, imagens de Facebook, etc. Pronto, tenho um perseguidor em potencial na minha vida, não?
Agora tudo ainda é farra, mas a questão da segurança está cada vez mais em voga no mundo virtual e creio que isso tenderá a aumentar exponencialmente. Prospectando o futuro (ei Cidda me ajuda aqui!) penso que teremos grupos loucos por uma abertura total da web, tudo open source e outro grupo de pessoas loucas para se suicidarem virtualmente. Algo que, aliás, foi comprovado ser quase impossível. Não lembro o link, mas teve um cara que tentou sumir das redes sociais e apagar todos os seus dados e rastros na web. Ele não só não conseguiu. como ainda teve que enfrentar a fúrias de amigos que não aceitavam a sua "morte virtual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário