quarta-feira, 4 de maio de 2011

Paris no Futuro

Um dos exercícios mais interessantes que fazemos no curso deTrend Forecasts da PUC é o de visualização da evolução das tendências encontradas para os próximos 10, 15, 20 anos. A Cidda é quem conduz essa aula que está entre as últimas no cronograma. Esse exercício de pensar no futuro é ao mesmo tempo delicioso e estafante. Já tivemos alunos que, praticamente, anunciaram um mundo muito esquisito onde o excesso de mutilações corporais seria o MUST para a estética corporal, teve um grupo que prenunciou o fim da categoria de idade, outro que mostrou como a tecnologia iria se infiltrar cada vez mais na biologia humana.
Paris hoje e em 2100
Nesse clima de pensar o futuro também está a exposição Paris +2ºC, criada pelo coletivo de arquitetos Coletif Et Alors que foi apresentada durante a semana de Desenvolvimento Sustentável que aconteceu na capital francesa no fim do ano passado. Na visão dos arquitetos Yannick Gourvil e Cécile Leroux a Paris de 2100 será, além de 2 graus mais quente, uma agradável fazenda urbana. Eles criaram 20 imagens em forma de cartão postal para mostrar como eles exergam o futuro e se aproveitam da previsão de mudanças climáticas para tornar a cidade mais eficiente, mais verde e bonita.
Visão da Torre Eifel em 2010 e em 2100
Imaginem hortas públicas, piscinas coletivas criadas a partir de um rio Sena limpíssimo, muita grama e nada, nadinha de carros. Na Paris do futuro o pedestre é quem manda nas ruas e ele vai de um ponto ao outro de bicicleta, de metrô, de ônibus, de barco ou andando. Além da gama de verdes nas imagens (que toma conta de prédios, muretas e calçadas), nota-se a importância da água. Presente em todos os lados como via de transporte e área de lazer.
Vejam as imagens de "ante e depois" que montamos, clique para ampliar. Para ver todas as propostas entre no site.




Nenhum comentário:

Postar um comentário