segunda-feira, 9 de maio de 2011

Geladeira reveladora

“Diga-me com quem andas que te direi quem és”, essa frase até que tem a sua lógica, mas nesse mundo onde o individualismo ocupa uma enorme porção de nossos hábitos de consumo (aliás, especialmente se tratando de consumo) talvez, a melhor adaptação para esse dito seja “Diga-me o que tem na sua geladeira, no seu quarto e o que existe no telhado da sua casa que te direi quem és”. Pelo menos é assim que profetiza Stephanie de Rouge, uma artista que resolveu criar sua arte em cima de uma etnografia visual das geladeiras, quartos e telhados diversos tipos de indivíduos, moradores de Nova Iorque.
O resultado é um documentário muito interessante e revelador do que compõe o nosso consumo e como este afeta diretamente a nossa estrutura corpórea e revela quase que automaticamente aquilo que somos.
 
“Eu coloquei minhas botas de jornalista e meus óculos de socióloga e saí com três perguntas em mente: O que as geladeiras podem dizer sobre as escolhas alimentares dessas pessoas? Podemos entender uma cultura, olhando apenas para uma prateleira de geladeira? Será que o ritmo das cidades induzem a comportamentos alimentares novos? ”, disse a artista.
Aliás, se eu fosse a Stephanie eu criava um jogo de cartas onde é necessário ligar as pessoas às suas geladeiras. Seria um exercício de observação e tanto! Acho que vou tentar com os alunos do Trends. Será que eles topam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário