segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Coolhunting pelo Rio



O Núcleo de Cenários Futuros está trabalhando em parceria com o grupo SCMC- Santa Catarina Moda Contemporânea, numa ação de capacitação de empresários e funcionários das empresas e instituições ligadas ao SCMC para a pesquisa de tendências. As aulas têm acontecido em Blumenau e têm sido super interessantes. No início de novembro (desculpem a demora em postar essa notícia!!), o grupo do SCMC veio para o Rio para o módulo de coolhunting e desbravamos alguns pontos da cidade em busca de serviços, ações, texturas e tudo aquilo que chamasse a atenção ao olhar como alvo inovador, pertubador, ou simplesmente cool.
Sob um sol de quase quarenta graus, andamos pelo Leblon, Ipanema, Santa Teresa e Lapa. Todo mundo com suas cameras fotografando tudo que lhe chamasse atenção, colhendo dados, e fazendo perguntas sobre serviços, materiais, etc...
Vou puxar sardinha para o meu grupo (rsss!) que arrasou nas imagens e na abordagem aos passantes, vendedores e descobertas de "coisinhas cool" pelas ruas do Rio.
Depois a Aline vai debutar no blog (ebbbaaa) dando uma explicação mais acadêmica do nosso passeio, por enquanto fiquem com as imagens!

Essa pessoa, estava sentada no restaurante em que almoçamos. Note o chapéu estilo vietnamita que combina perfeitamente com os trópicos cariocas. Um look curioso, ousado e, trend setting, talvez?
E, olha que coincidência, um pouco antes do chapéu vietnamita, encontramos um camelô em Ipanema vendendo sombrinhas japonesas !! Será esse verão invadido por uma onda oriental? Depois das tatuagens de henna, das cangas de Bali..agora sombrinhas japonesas.

Essa pessoa super chic e linda, nós encontramos dentro da loja O Banquete- uma joalheria especializada em jóias de designers independentes, em Ipanema. O que chamou a atenção foram os cabelos dela, totalmente grisalhos, formando um conjunto moderno com o corpo super em forma, decote sexy e saia super chic. São os novos baby boomers, assumindo a cor natural dos cabelos e quebrando a idéia de cabelos brancos = velhice = feio. Nada disso, ela está grisalha, linda, moderna e confiante. Assim como a Cidda do NCF, né! Trend setters, especialmente, se tratando de mulheres brasileiras que têm os cabelos compridos e tingidos como parte importantíssima de seu look juvenil.

Esse foi mais um dos momentos mágicos e refrescantes do Rio. Uma imagem que reflete a essência do verão local.

Postes, hidrantes, fradinhos, ja tem um tempo que eles ganham vida no Rio de Janeiro.

Me chamou a atenção essa "cachoeirinha" de verde fazendo a moldura dessa porta antiga. Em SP a antiga loja da estilista Fabia Bersek também contava com um jardim "vitrine", a loja da Adidas também fez uma moldura assim em Los Angeles. Estes são exemplos da mais simples presença da natureza como statement de eco-legal.
No caso dessa foto é pura poesia, pois não era nenhuma loja ou estabelecimento comercial. Mas, da poesia também tiramos achados cool. Como na foto aqui embaixo, com a arruda brotando dentro de uma panela antiga. Estava num restaurante super chic de Ipanema chamado Forneria São Sebastião.


O Rio tem muito disso em mercados populares, cartazes pintados à mão. Esse açougue, em Ipanema, resolveu fazer dos cartazes toda a moldura da loja. Um poluído, tão poluído, que ficou cool.
O dia terminou na Expo da Melissa, em Santa Teresa. De uma maneira super colorida, interativa e moderna, a marca celebrou a trajetória balzaquiana (30 anos!!) da sandália que para mim sempre vai ser "a sandália que vem com uma pochetinha". Rsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário