segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ultra slow-fashion

Que o modelo “fast fashion” de pensar, agir e comprar está com os dias contatos isso a gente já sabe, mas quais são os negócios, e serviços que abraçam essa causa com mais força do que os brechós?
Uma resposta eu vi hoje, passeando pela news do Springwise. Dentre as várias novidades de serviços, a news mostrou a marca malasiana Ultra que acaba de criar uma coleção de 10 peças de roupa que é o suficiente para fornecer todo o “estilo” que uma mulher precisa por um ano.

Imediatamente lembrei do Uniform Project, tocado pela indiana Sheena Matheiken. Ela vestiu um único vestido (de todas as formas possíveis) durante um ano e através dessa ação levantou fundos para uma fundação que patrocina o ensino em seu país. Foi um protesto fashion que começou super bem, serviu sua causa, mas que no final ficou um pouco confuso pois, mesmo usando um vestido apenas, Sheena se serviu de tantas sobreposições e adereços que ficou meio ridículo dizer que ela tinha subvertido o fast-fashion – ela apenas encontrou uma maneira diferente de fazer o mesmo.
Mas, o lado bom foi que serviu de sinal ou inspiração para outros projetos “one dres, one year” e para o desejo (ou necessidade?) de se consumir menos e de tirar melhor proveito de tudo que temos em nosso guarda-roupa.

Acredito que essa Ultra seja um sinal. Segundo a news do Springwise, essa marca tem como base a sustentabilidade e foi criada por líderes nesse assunto (LOHAS, Greenovate e The Wellness Works). O estilo é meio minimalista e muito funcional. Jaquetas se dividem em 3 pedaços, virando coletes e bolero e, tudo é feito ou de algodão orgânico ou tecidos sintéticos reciclados. A cartela de cores resume-se a preto e branco e ao final do ano, as 10 peças podem ser devolvidas e novas peças readquiridas com desconto na compra.
Perguntas:
1-      O que são feitas das peças devolvidas?
2-      Numa matemática rápida: ao comprar o “combo” de 10 peças isso significa que adquiri em média 1 peça por mês. O quanto isso representa na diminuição da compra de produtos?
3-      As roupas duram bem mais do que um ano (especialmente se tiverem um alto grau de qualidade). Por que trocar?
4-      Será o sistema da moda tão imbatível e incontornável?
5-  Como as pessoas estão reagindo a essa proposta?
6- O que isso significa para o futuro do varejo?
 
Alguem pode me ajudar a responder algumas dessas questões?

Um comentário:

  1. Poxa Flávia, escrevi um super comentário mas apaguei sem querer ... em resumo, meu grupo achou isso no scanning : consumo consciente x consumo urgente.
    5) Acho que as pessoas sentem a necessidade de se libertar da moda nesse sentido, de esvaziar seus armários, suas casas, mas para isso precisamos primeiro encontrar novas formas de expressão, que não o consumo.

    ResponderExcluir