terça-feira, 25 de maio de 2010

Vai lá --> Cultura Digital na Casa Laura Alvin



Seminário de Cultura Digital reúne especialistas na Casa Laura Alvim (gratuito)


Evento, que tem curadoria de Heloisa Buarque de Holanda, marca o lançamento do portal colaborativo Cultura.rj


Nos dias 31 de maio e 1 de junho, a Casa de Cultura Laura Alvim será palco do Seminário de Cultura Digital. Pesquisadores, artistas e representantes de grandes empresas vão debater a recente revolução que o aparato tecnológico provocou no campo cultural. Em pauta, a própria definição de cultura digital, os atuais modelos de negócios resultantes das novas tecnologias, produção cultural, mídias sociais e digitalização de acervos. A entrada é gratuita.
O evento tem curadoria de Heloisa Buarque de Holanda, uma das mais atuantes estudiosas dessas transformações, e é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura. Participarão dos debates, entre outros: Oona Castro, diretora-executiva do Instituto Sociocultural Overmundo; Eliane Costa, gerente de patrocínio da Petrobras; Ana Claudia Souza, coordenadora do Portal das Artes da Funarte; e a dupla de artistas responsáveis pelo File - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Paula Perissimoto e Ricardo Barreto.
"O momento é de reconhecer a importância do digital para a cultura", afirma Heloisa. "O que vamos fazer neste seminário é mostrar um retrato da era do acesso, na qual o impacto do digital é inegável. E esse panorama é essencial para a definição das políticas públicas."

Novo portal colaborativo

O seminário também lança oficialmente o Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), portal da Secretaria de Estado de Cultura que tem como principal objetivo tornar-se um catalisador e uma tábua de ressonância de toda a produção cultural do estado. Trata-se de uma revista on-line aberta a colaborações de todos os envolvidos com as diversas manifestações artísticas do Rio, de produtores culturais a cidadãos ligados no que acontece em seu município. Na Revista, no Banco de Cultura, nos Espaços Culturais e na Programação Cultural, áreas do novo portal, qualquer usuário pode postar textos, fotos, vídeos, músicas - e fazer comentários sobre o material publicado. Basta preencher um cadastro simples.
O objetivo é fazer com que a vasta produção cultural dos municípios ganhe repercussão, e que um maior número de pessoas possa, cada vez mais, obter informações sobre a programação cultural do estado, além de mostrar os seus trabalhos.
No encerramento do seminário, os curadores do projeto File - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica vão fazer o lançamento da votação popular do File Prix Lux, o primeiro prêmio internacional de arte e tecnologia do Brasil.
  
SEMINÁRIO DE CULTURA DIGITAL
Dias 31 de maio e 1 de junho, das 10h às 18h.
Casa de Cultura Laura Alvim: Av. Vieira Souto, 176, Ipanema.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: mila@cultura.rj.gov.br


PROGRAMAÇÃO

Dia 31 de maio 

MANHÃ
10h : Abertura: Secretária Adriana Rattes
10h30 : A era do acesso - Heloisa Buarque  de Hollanda
11h: O que é cultura digital? (panorama do universo digital, suas ferramentas, recursos e horizontes) - Oona Castro (Overmundo)            

TARDE     
14h: Produção Cultural & Mídias Sociais (o uso das mídias sociais na criação, na divulgação e as mudanças de padrões de comportamento e sociabilidade) - Ana Claudia Souza (Funarte)
15h30: Coffee break 
16h: Cultura, autoria e novos modelos de negócios - Marília Maciel  

Dia 1 de junho 

MANHà    
10h: Acervos Digitais - Eliane Costa (Petrobras) e Ivo Correa (Google) 

TARDE

14h: O mundo das artes e das letras em tempos 2.0 - Giuseppe Zani (Petrobras) e Heloisa Buarque de Hollanda
15h30: Coffee break
16h: Paula Perissimoto (File) e Ricardo Barreto (File)
18h:  Coquetel de lançamento da votação popular do primeiro premio internacional de arte e tecnologia do Brasil, o FILE PRIX LUX.

3 comentários:

  1. tem que se inscrever ou é pra quem chegar....

    ResponderExcluir
  2. ai desculpa, nao prestei atençao...tava escrito la em cima isso...brigada...bjosss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flavia!

    Adorei seu visita no meu blog e o comentário também. Fico feliz que gostou do que coloquei. =]

    Vou linkar vc lá

    Beijo beijo

    ResponderExcluir