quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Seminário WGSN

Ontem, aconteceu o tão esperado seminário do WGSN. Dentro da sala de imprensa do Fashion Rio, cerca de 100 pessoas (não sou boa para adivinhar quantas pessoas existem dentro do espaço, mas posso dizer que pareciam ser umas 100, todas as cadeiras estavam lotadas).
A apresentação foi bastante didática e abordou as macro-tendências apontadas pelo site, algumas apostas de formas para o verão 2011, conceitos que estão na mente da equipe e mostrou de maneira bem simples e rápida como a equipe WGSN trabalha na sua caça às tendências, do comecinho ao fim.
Gemma Harcker, exemplificou a evolução de uma tendência assim:
Passo 1: Relato de um conceito abordado por um artista numa mostra de arte. (e já um feeling da equipe de que isso pode vir a crescer)
Passo2: Esse mesmo começa a ser monitorado e percebe-se que ele começa a pipocar em anúncios e serviços pelo mundo.
Passo 3: A equipe de criação do WGSN começa a desenvolver idéias de produtos para esse conceito.
Passo 4: Esse conceito é confirmado nas passarelas e, muitas vezes, em ações de mídia.
Passo 5: Das passarelas passa-se ás araras (que é a grande confirmação de que aquilo é algo que vai pegar)
Passo6: O momento feliz: das araras para as ruas, segundo, Gemma, a rua é a melhor confirmação de que aquilo é algo que faz parte do mood do momento e de que virou moda.

As tendências trabalhadas nessa temporada são (copiando o Modalogia):
" Timeless, Sensory e Fair & Square.

O Timeless se refere à união de memória, nostalgia e progresso com o passado revisitado porém com aplicação de tecnologia. A memória afetiva do consumidor vai ser estimulada, a partir da compra de produtos com história. (na verdade é uma evolução do sprodutos com história, que ja é uma ação meio batida no varejo). Acredito que um bom exemplo da tendência seja a coleção New Vintage da Yves Saint Laurent e todas as reedições que as grandes grifes andam fazendo (concordo, mas AMEI o exemplo dado pelo próprio WGSN do muro em que arranca pedaços para ver o que estava colado atrás, criando um híbrido de passado e presente).

Já o Sensory busca ressaltar as experiências de consumo, com produtos estimulantes, que ofereçam visões inusitadas e quebrem padrões, principalmente com o uso da tecnologia para a arte digital. (palavras chave- emo-tech, data mosh, experiências digitais - esse os alunos da PUC já cravaram ha um ano, good job!)

Finalmente, o Fair & Square refere-se à simplicidade, à comunicação direta e funcional e ao resgate de valores reais. A busca por uma vida mais simples deve ser intensificada e por isso o consumidor vai querer receber mensagens claras e diretas das marcas. (simplifique sua mensagem-(essa tb ja foi cravada, ou coolhunteada pelos alunos trends da PUC, mas é facinho de sacar né?)

Para terminar, Gemma mostrou o top 10 da primavera/verão 2010 do WGSN: jaqueta militar, vestido-camiseta, jaqueta baseball masculina, calças retas com contornos, scuba dress, pólo de tricô masculina, blusas curtas, baby doll, bermuda de alfaiataria para os homens e cicilista para as mulheres."

E também apontou 3 coisas que a equipe têm amado: Vintage (ao ponto de abrir uma editoria sobre o assunto), Street Shots e Georgia May Jagger - a filha do filha de Mick Jagger e Jerry Hall. Hugh!? (cara de indignação)

Valeu Modalogia! (me poupou um tempinho para escrever)


Nenhum comentário:

Postar um comentário