terça-feira, 29 de junho de 2010

Finalmente, o lixo!

Sim, finalmente! Essa semana coletamos alguns exemplos de sinais de tendências que mostram como empresas estão (finalmente!) lidando com o lixo. Fizemos uma lista, saca só:

Órbita Conceitual:
- Programa Urbanos: Reportagem sobre o Homem Refluxo, um jovem que resolveu criar uma roupa-parangolé onde ele armazena todo o lixo utilizado por ele durante uma semana. Olhe aí o vídeo e diga se essa ideia não foi genial?




- O espaço de arte contemporânea HangarBicocca, em Milão, apresenta a obra Personnes, de Christian Boltanski.  Ele reuniu 30 toneladas de roupas velhas gerando uma enorme montanha dentro da galeria que, para Boltanski, representa todas as pessoas que um dia as usaram, ou seja: uma pilha de 500 mil pessoas. Bom, eu vejo, na verdade, uma grande pilha de lixo representando o tipo de sociedade que vivemos. E você?


- O artista Artist Bruce Munro criou um "mar de CDs" no campo Long Knoll (Inglaterra) usando 600 mil CDs.  Bonito de ver.


Órbita da indústria:
- A Eletrolux acaba de anunciar que pretende usar o plástico descartado nos oceanos para criar os seus aspiradores de pó. Esses produtos serão compostos por 70% de plástico reciclado e farão parte do projeto "Vac From the Sea".
- Para promover seu album de estréia, batizado de This is Yours, a banda inglesa The London Fields recolheu caixas de cereal e as usou como caixas para seus CD's e como foto promocional de seu lançamento. Entretanto, a estratégia de marketing usada para a promoção do CD foi ainda mais interessante. A pessoa passava na rua, pegava a caixa, escutava o CD e, depois assinar um cartão que vinha junto do CD, ela tinha o compromisso de amarrá-lo em qualquer outro lugar para que outros pudessem reiniciar o processo. Ou seja, a mensagem não agrada só aos ouvidos, mas põe em prática a essência da reciclagem, que faz um bem danado para o resto do corpo e do ambiente em que vivemos.

O uso criativo do lixo ganha força. Aguardem...

Um comentário:

  1. Por falar em lixo, não resisti em compartilhar com vocês uma medida ecológica adotada na cidade de Estocolmo, Suécia que colabora com o ambiente e dá à cidade o título de “Primeira Capital Verde da Europa”.Lendo a revista Época Negócios do mês de agosto de 2009 (sei que a matéria é antiguinha, mas a idéia vale a pena ser compartilhada), me deparei com uma matéria sobre a capital sueca. Lá as lixeiras têm canos acoplados à sua superfície e são coloridas (conforme a coleta seletiva que conhecemos aqui no Brasil). O lixo separado é sugado a vácuo pelos tubos que percorrem o subterrâneo da cidade até o depósito de coleta. De lá os caminhões recolhem este lixo também por sugadores. O lixo orgânico vira adubo ou gás e o restante vai para a reciclagem. O que não dá para reciclar vai para uma usina de incineração. O legal desta medida adotada em Estocolmo, é que ela acaba com o sistema de coleta, e ainda organiza a cidade inteira num sistema de coleta seletiva.

    ResponderExcluir